LIONS CLUBE DE ARROIO GRANDE - RS

LIONS CLUBE ARROIO GRANDE
DISTRITO LD 3
Somos sócios da Associação Internacional de Lions Clubes.
Nosso registro é 16777 do Distrito LD3
Fundado em 05 de dezembro de 1971

LAR DOS VELHINHOS

LAR DOS VELHINHOS
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NOSSA SENHORA DA GRAÇA -NOSSA MANTENÇA -

LC ARROIO GRANDE

No Brasil, o Movimento Leonístico teve seu início no dia 16 de abril de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, em almoço festivo nos salões do Jockey Clube, onde 40 pessoas receberam o titulo e o distintivo de Leões.
No Rio Grande do Sul, o primeiro Clube de Lions foi fundado no dia 03 de janeiro de 1955, com a criação do Lions Clube Porto Alegre, atual Lions Clube Porto Alegre-Centro.
Em Arroio Grande, o Lions Clube foi fundado no dia 05 de dezembro de 1971. Da reunião de fundação, participaram vinte sete cidadãos. O escolhido para ser o primeiro presidente foi o senhor José Carlos Silva de Souza. Entre os presentes estava o Companheiro Ermínio Braga Lucena, sócio fundador que permanece ativo em nossa Jaula, desde a data da sua fundação para o qual, peço uma “vibrante salva de palmas”.
Nestes 40 anos:
Publicamos temporariamente o informativo “O Arro Leão”.
Realizamos várias edições Bailes do Chopp no município.
Foram realizados diversos jantares com palestras em escolas, sobre saúde, educação, segurança.
Efetuamos Bingos e Gincanas.
Quem não lembra das “Pernadas Esportivas”, disputa que ocorria na rua Dr. Monteiro. Os Leões e Rotarianos desafiavam autoridades e representantes de outras entidades para uma corrida de 100 metros em frente à Prefeitura. O número de apostas era enorme e a comunidade se postava nas calcadas para assistir e torcer.
Em inúmeras Expo-feiras do Município, lá estava o Lions Clube Arroio Grande, representado pelas Domadoras numa barraquinha vendendo “Maçã do Amor”.
Com orgulho dissemos que este Clube teve participação na criação da APAE no município. Assunto foi muito debatido entre os Companheiros da época. No ano de 1987, através de um convite do Clube, o Companheiro Scholl, do Lions Clube Pelotas Centro, proferiu uma palestra durante um jantar na Escola Fundamental 20 de Setembro, tendo como o tema: “Crianças com Necessidades Especiais”. Era tudo o que o professor Eduardo Messon precisava ouvir para fundar a APAE do Arroio Grande.
Desenvolvemos diversas Campanhas de Saúde, através da medição da pressão arterial, testes de glicose, vacinações e etc...
Realizamos Campanhas do Agasalho, muitas delas com o coirmão Rotary Clube.
Temos realizado Campanhas da Visão, junto à escolas municipais e estaduais de ensino fundamental, por meio da Unidade Móvel Oftalmológica da Fundação Lions Clube, com a realização de consultas, doações de óculos e constatação da necessidade de realização de cirurgias.
Como prestadores de serviços, elaboramos e continuaremos na elaboração de almoços e jantares, para empresas, sendo a renda entregue diretamente à Associação Beneficente Nossa Senhora da Graça.
Continuamos realizando Jantar-Baile dos Queijos e Vinhos, do Javali e do Cordeiro, cuja renda também é direcionada a Associação.
Como é do conhecimento de todos, o maior patrimônio do Lions Clube Arroio Grande é o serviço prestado à Associação Beneficente Nossa Senhora da Graça, carinhosamente apelidada pela comunidade arroio-grandense de “Lar dos Velhinhos”.
Muito engrandece os leões desta Jaula, fazer parte do Clube de Serviço que administra “Asilo de Idosos de Arroio Grande”. Não é tarefa fácil, mas a cada dia temos mais estímulos para seguir em frente.
Em média são abrigados 23 velhinhos. A Eles são oferecidas, cinco refeições ao dia, vestuário adequado, instalações físicas em condições de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança. Para tanto, contamos com a ajuda de seis abnegados funcionários, todos com os pagamentos religiosamente em dia, inclusive os encargos.
Quero dizer aos senhores que nestes 40 anos de serviços, o Lions Clube Arroio Grande só tem a agradecer.
Agradecemos a comunidade em geral, que nunca deixou de colaborar em nossas campanhas, jantares, bailes e demais promoções. Sempre atendeu a todo chamamento desta Jaula.
Nossos agradecimentos ao Poder Executivo Municipal, que desde sempre, ajudou ao Lions Clube Arroio Grande e ao nosso “Lar dos Velhinhos”, com a doação de remédios, deslocamento de médicos e enfermeiros, cedência de pedreiros e de materiais. E quase que na totalidade dos óbitos com o fornecimento de ataúdes.
Ao Poder Judiciário, agradecemos pela determinação do cumprimento de penas alternativas, através do encaminhamento de apenados para execução da “Prestação de Serviços Comunitários”. Há bem pouco tempo eram imputadas penas pecuniárias, era uma ajuda muito bem vinda.
Recentemente construímos com a mão-de-obra cedida pelo Poder Executivo e os recursos financeiros oriundos do Poder Judiciário e do Ministério Público, uma nova lavanderia, com trinta metros quadrados, tudo em conformidade com o Estatuto do Idoso, além de um depósito para abrigar máquinas e equipamentos, com vinte metros quadrados.
Hoje contamos com uma área construída de 800 metros quadrados. 610 da sede da Associação, 160 do Salão de Festas e mais 30 da lavanderia.
Sem dúvida, o maior compromisso do Lions Clube Arroio Grande é o de manter a Associação Beneficente Nossa Senhora da Graça. Contudo, nunca deixamos de participar dos programas dos Governadores e outras atividades e campanhas.
Na verdade passaram-se 40 anos, mas o Lions Clube Arroio Grande, não sentiu o peso do tempo. Muito pelo contrário, se renova a cada ano leonístico.